http://www.ricosurf.com.br/themes/ricosurf/

Guia Indonésia #9 - O lado sul de Mentawai

Autor: Administrador
Data da publicação: 18/05/2017 - 09:55h
Kadu Maia fala sobre o lado sul de Mentawai no 9º episódio do Guia Indonésia. Frame.

O Guia Indonésia do canal SURFE TV @surfetv, que tem apoio de mídia do Ricosurf, volta para Mentawai neste episódio de número 9, mas agora o assunto é o lado sul desse paraíso.

O convidado é Kadu Maia, que frequenta as ilhas desde os anos dois mil e trabalha na região desde 2007. Kadu foi o primeiro brasileiro a trabalhar nesse seguimento e é dono da Mentawai Surf Charters, que tem dois barcos, o Star Koat e o Moon Palikir.

Confira as valiosas informações de Kadu Maia e conheça mais sobre o lado sul do paraíso Mentawai.

Contatos com Kadu Maia
Facebook: https://www.facebook.com/kadu.maia.7
E-mail: kadu@mentawaisurfcharters.com

Mentawai Surf Charters
Site: http://mentawaisurfcharters.com/
Facebook: https://www.facebook.com/mentawaisurfcharters/
Instagram: @mentawaisurfcharters
E-mail: info@mentawaisurfcharters.com

Créditos

Direção, Produção e Edição
Carlos Matias @carlosmatiasrj

Imagens
Paulo Mendes, Worldsurfaris.com e Made Ropik.

Arte
André Bremer @andrebremer

Arte Thumbnail
Mari Taboada

Música
Huma-Huma - Whiskey

SURFE TV
Instagram: @surfetv
Facebook: https://www.facebook.com/SURFETV/
E-mail: surfetv@gmail.com

Veja também:
Guia Indonésia #8 - Quais medicamentos levar
Guia Indonésia #7 - O lado norte de Mentawai
Guia Indonésia #6 - Quais pranchas levar
Guia Indonésia #5 - Costas leste e oeste de Bali
Guia Indonésia #4 - Surf e diversão fora do Bukit
Guia Indonésia #3 - As ondas do Bukit
Guia Indonésia #2 - O Bukit
Guia Indonésia #1 - Chegando em Bali

(Veja todos os episódios no CANAL SURFE TV)



Próximo episódio

O episódio 10 do Guia Indonésia do canal SURFE TV vai ter como tema equipamento, mas não vamos voltar a falar de pranchas, mas sim de acessórios e outros produtos que vão te proteger na surf trip.

Sobre o episódio #9 - O lado sul de Mentawai

Kadu Maia começa o episódio falando que as Mentawai se compõe de várias ilhas e ilhotas, mas são quatro as principais: Siberut, Sipora, Pagai Selatan e Pagai Utara.

E a parte de Pagai Selatan e Pagai Utara que é e onde ficam as ondas clássicas, algumas esmeraldas das ilhas Mentawai, como Macaronis, Greenbush, Thunders, The Hole entre outras que rolam surf dependendo das condições de swell e de vento.

A primeira onda que ele dá mais detalhes é Macaronis. Ele fala que ela é uma onda super fun (divertida), super conhecida por todo mundo, e que é uma onda que deixa todo mundo feliz, desde o surfista iniciante até um surfista experiente, competidor. É uma onda que tem manobra e tem tubo. Essa onda é uma das prediletas pelos clientes da Mentawai Surf Charters.

Passando por Macaronis, logo ao lado, tem a famosa Greenbush. É uma onda que não convém com a maioria do perfil dos clientes que vão para a região Sul das Mentawai, pois é iuma onda realmente com um nível mais acima, uma coisa mais pesada, mais pro Tahiti do que realmente pra Mentawai.

Mas Greenbush quebra também nos dias menores e dá pra fazer a diversão da galera. Tem um visual impressionante e quebra bem perto de uma ilha. É uma onda que não tem muito crowd, pois é um pico que não é para o nível de todo mundo e é uma onda mais séria. Então todo mundo que está ali, está realmente com a intenção de não atrapalhar, de não remar um na onda do outro. É a onda mais procurada pelos profissionais e uma das mais tubulares das Mentawai e até de toda a Indonésia.

Kadu fala também que “tem várias ondas em volta de Greenbush que quando a gente tem uns surfistas no barco de níveis diferentes, a gente deixa o barco ancorado em Greenbush pra surfar umas outras ondas”.

Essa parte sul das Mentawai torna-se muito especial por que são várias ondas de qualidade com uma distância muito próxima umas das outras. Não dá pra ver, mas se você tiver um equipamento adequado, um bom speed boat, dá pra surfar uma onda pela manhã e outra no fim de tarde. E tem vários níveis de ondas diferentes.

Passando de Macaronis temo pico Roxies, que é uma onda super fun (divertida), muito boa, uma direita excelente para manobras que tem dias que rola até um tubo no drop, mas realmente ela é uma onda “hot dog”, que todos os surfistas profissionais gostam para fazer fotos de aéreos. É uma onda que agrada todo mundo.

Um pouco mais “abaixo” tem a onda de Thunders. É uma onda muito constante, que sempre quebra com tamanho acima, muito maior do que os outros picos. Muitas vezes quando o vento está adequado a gente fica em Thunders esperando o swell chegar, enquanto os outros picos estão com ondas muito pequenas. Realmente é um pico muito constante e é uma onda bem tubular que tem uma qualidade boa quando não está muito grande.

Então é muito bom passar o tempo ali, pois também é uma área muito boa para pesca, a praia é paradisíaca pra pessoas que vem com a esposa, com os filhos, fazer snorkel e dar um passeio na praia. Realmente é uma parte muito especial das Mentawai.

Seguido um pouco mais ao sul, uma onda muito boa que tem lá é a The Hole, uma das ondas prediletas do Tom Carroll, é uma onda que tem várias cenas históricas em vídeos de surf, uma onda muito tubular.

“Entre essas ondas existem várias outras que cada um chama de um nome diferente, outras não tem nome, outras nem todo mundo sabe a localização ainda pra poder levar os clientes para surfar e a gente tira muito proveito desse conhecimento que temos da área”, Kadu Maia.

Em toda esse região que foi comentada no episódio, do Sul das Mentawai, o único resort que tem é o Macaronis Resort e eles, por mais que sejam flexíveis para levar os clientes pro surf, não conseguem percorrer todas as ondas dessa região, por causa da distância. “Eu acredito que a melhor forma para aproveitar bem essa região é numa boat trip, é onde você está realmente de manhã e de noite em frente ao pico, sem se preocupar como transporte, com maré, com mau tempo, ou qualquer situação que envolva as forças da natureza”.

Segundo Kadu, “a vida a bordo é muito legal, pois você não se preocupa com nada, você tem o surf guide que tem os relatórios de previsão e sempre sabe para onde ir, onde vão estar as melhores ondas da região. A tripulação está pronta para servir e atender os clientes, então você não tem que ser preocupar com nada, só estar com o equipamento cero na hora certa, e tirar proveito dessa mobilidade que os barcos têm”.

Ricosurf / Por Redação





  • Notícias relacionadas

  •  

Outras notícias de Surf Trip







Carregando dados...

mail

Cadastre seu email e receba conteúdos exclusivos, promoções e novidades do portal .com



© 2017. Todos os direitos reservados
  • Acompanhe o Ricosurf